Friday, 13 May 2016

Fête de la Danse

http://fetedeladanse.ch/geneve/

The Fête de la Danse is here: 12-16 mai 2016 in Geneva.

Tuesday, 3 May 2016

Burden of Time


photo par O Coxo, Avril 2016. Mosquée dans les ruines d'une Kasbah à Tineghir, Maroc (Merci à nos amis de Tafouyit, Tamttatouchte, de nous avoir accueilli encore une fois. 14 ans après notre premier rencontre.)

The What? The Burden of Time.

Juste une note pour dire que le poid du temps nous fait finalement sentir plus légers. Il y a une densité superflue qui se perd qui a comme effet de nous libèrer des mots nécessaires. Les mots qu'il faut toujours dire sont d'un coup remplacés par du silence. Le silence qui doit toujours y être, à la place des mots. 
C'est ça le travail minicieux du temps: de nous libèrer des mots. C'est son ouevre le plus beau.

Monday, 2 May 2016

romã

Parte I

Começa aqui a exorcização do medo
Começa aqui o regresso às manhãs frias

à terra húmida e aos declives com musgo
onde espreita o fim e a morte lenta

e tudo é prazer na pele

(O Coxo)

Parte II 

Romã: do árabe Romman
Fruta originária da Pérsia, cultivada na Ásia Central, na Geórgia, na Armênia, no Azerbaijão e na região Mediterrânea por muitos anos. O seu cultivo tem uma longa história na Armênia, onde restos de romãs fósseis datadas de 1000 a.C. foram encontrados. Foram os berberes que levaram a romã e seu cultivo para a Península Ibérica.

 (in "a origem da palavra Romã", Maria Luiza Berwanger da Silva)
 
Parte III


Perséfone foi seqüestrada por Hades  e levada para viver no inferno como sua esposa. A mãe de Perséfone, Deméter, entrou então em luto pela perda de sua filha. Devido ao luto, todas a plantas cessaram de crescer. Zeus, não podendo deixar a terra morrer, ordenou que Hades devolvesse Perséfone. Todavia, era regra do destino que qualquer um que consumisse alimento ou bebida no inferno estaria condenado a ficar lá por toda a eternidade. Quando Perséfone era ainda prisioneira de Hades, ela não tinha nenhum alimento para comer e Hades enganou-a oferecendo-lhe quatro sementes de romã. Por causa disso, ela foi condenada a passar quatro meses por ano no inferno. Assim, durante os quatro meses de Inverno em que Perséfone está ao lado de seu marido Hades no inferno, a terra não é fértil.

(in "a origem da palavra Romã", Maria Luiza Berwanger da Silva)

Parte IV

Rômulo Rema
Rômulo rema no rio.
A romã dorme no ramo,
a romã rubra. (E o céu).
O remo abre o rio.
O rio murmura.
A romã rubra dorme
cheia de rubis. (E o céu).
Rômulo rema no rio.
Abre-se a romã.
Abre-se a manhã.
Rolam rubis rubros do céu.
No rio,
Rômulo rema.

(Poema de Cecília Meireles)


Parte V















Image du film: La couleur de la grenade, Sergei Paradjanov, 1969